Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Carpe Dien e a crise dos nossos dias

"aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro". vejo em muitos orkuts, msn, e por ai, esta frase, Carpe Dien, aproveitar o momento que se vive, pois amanha não será mais.
Viver intensamente a vida sim, eu quero, mais e o sentido deste “aproveitar o momento”? Vivemos em uma sociedade e em um tempo marcado pelo agora,o consumo desordenado, do anseio, cobiça, quero e quero mais. O consumo da lata de lixo cheia sempre. Eu vivo meu momento e amanha não importa. Meu erro de hoje fará o dia do amanha. Acreditamos somente no tempo presente, nas noites (baladas), na ecologia, na cultura, na economia, na política... Enfim em toda nossa vida.
E se fala em Carpe Dien, viva o agora. Hoje em especial na juventude, influenciados fortemente por uma cultura pós-moderna, midiática e imagética. Somos convidados a esquecer do amanha, e acredito eu que quando esquecemos do amanha, esquecemos do outro. Esquecer do outro é a questão central do sistema de hoje. É parar de ir ao encontro.
Viver o agora é parar de planejar a vida, de escrever um projeto de vida, pois não se planeja o dia de amanhã quem só almejar sentir o momento. É preciso parar, sentar, analisar, rever, sonhar. A vida não é tão passageira como se prega, ela e duradoura, ou melhor se você deseja viver cada dia, não importa o tempo que ela irar durar. Mais se você deseja planejar o amanha o daqui a anos, e sonhar com isso ela será mais demorado.
Sei que a grande maioria que usa desta frase, constrói um discurso, de que é necessário viver cada momento intensamente. Mais acredito que aqui, nestes dias e neste tempo vivido por nos, o “aproveite o agora” é uma arma fundamental para manutenção deste sistema.
Devemos viver intensamente nossa vida, mais nunca se esquecer do amanha, e que o hoje não nos deixe sem sonhos, pois a espera é sinal do novo chegando. Esperar e acreditar, é ir contra o sistema, não desista de sonhar, de planejar, de acreditar...

Rodrigo Szymanski

Nenhum comentário:

Postar um comentário