Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Assunto do momento: Gripe A

Nas últimas semanas o assunto mais falado, não só da mídia, mas também das rodas de conversa, é a Gripe A. O que mais me chama atenção em tudo isso e como a população consegue ser criativa ao inventar conspirações mirabolantes. Lembro do início da propagação do vírus, em abril, quando o presidente dos EUA Barack Obama visitou o México e surgiu boato de que o vírus havia sido feito para matá-lo, em uma espécie de atentado biológico.
Não quero falar mal das pessoas que acreditam nessas teorias, muitas vezes vagas. A culpa não é da população. O povo está assustado e desinformado, então acreditam em tudo que lhe passam. O mais difícil de imaginar é que o povo esteja desinformado mesmo enquanto a mídia da um enorme espaço para esta pandemia. A mídia está fazendo o seu papel, mas mesmo assim o povo está desinformado, é bom reforçar isso.
Desinformação que vêm do órgão máximo brasileiro que deveria tomar conta da saúde do povo, o Ministério as Saúde, incluo aqui também as nossas secretarias estaduais e municipais. Os números repassados de casos suspeitos, confirmados e até mesmo mortes está totalmente desatualizado. Como ter certeza disso, sem estar criando mais uma teoria de conspiração? Bem, vamos aos fatos e números.
Na última terça-feira o Ministro da Saúde José Gomes Temporão afirmou, durante uma sessão da Câmara dos Deputados, que 77% das gripes no país são provocados pelo vírus H1N1, há uma semana este valor era de 60%. Até o dia 5 de agosto havia cerca de três mil casos confirmados da gripe no Brasil. Em Santa Catarina são 121 casos. Em minha cidade, Cocal do Sul, se fala em um caso.
Agora calculem, na escola de minha irmã há cerca de 100 alunos, agora as aulas foram suspensas, mas antes disso dez pessoas já haviam sido mandadas embora. Considerando que apenas metade desses alunos estejam gripados, então teríamos 3,85 pessoas com a gripe H1N1, - isso equivale aos 77%, mas vamos trabalhar por baixo e dizer que três alunos de 100 estão com o vírus Influenza A.
Lembre-se que em Cocal só foi anunciado um caso da doença e que a escola de minha irmã é a menor da cidade. Toda a rede de ensino deve ter cerca de cinco mil alunos. Calculem. Teríamos 150 casos, isso contando apenas estudantes. Com isso o número de casos em Cocal do Sul seria maior do que aquele divulgado em todo o estado.
Minha última intenção é criar mais uma conspiração, por isso acredito que tenha errado em alguma conta, espero. O número não deve ser tão alto, mas uma coisa está clara, os números divulgados não são reais e a população segue desinformada. É claro que a mídia não vai fazer este cálculo que fiz, pois é baseado em suposições, mas com números reais. Fica uma dica, calcule, veja quantos alunos foram mandados embora na escola mais próxima da sua casa e faça a regra dos 77%.

Confira notícia do O Globo sobre a fala do Ministro Temporão na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário