Páginas

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Burocracia x Corrupção

De onde será que surgiu esse termo odiado por muitos e amado por outros tantos?
A burocracia nasceu na França, mas também tem um pouco da Grécia em sua criação.

Será que a burocracia foi criada para evitar atos corruptos? Evitando assim que as pessoas se aproveitassem de situações para se beneficiar?
Talvez!
Ela nasceu nos escritórios franceses, no século XVIII, e era tida, então, como uma dominação exercida por funcionários de escritórios. Ou, como diria o Barão von Grimm “uma doença”. Ao fim desse texto trago a etimologia da palavra!

Todavia, as pessoas continuaram encontrando maneiras de burlar a burocracia... Será que aqui nasceu a corrupção? Acredito que não...
Acredito que a corrupção provocou a burocracia... Na cabeça de alguém, talvez, para tentar coibir a corrupção. Mas seria isso ingenuidade da minha parte? Pois a burocracia poderia ter surgido apenas para dificultar àqueles sem suficientes meios. Ou seja, à grande maioria que é minoria, àqueles sem recursos, poder ou status...
corrupção, então, já estaria na cabeça das pessoas... Então, sem burocracia não haverá corrupção? Não! A corrupção provavelmente sempre foi o início e, a burocracia, talvez, o meio.
O anarquismo, talvez, seja o fim...


Burocracia etimologicamente falando. 
Texto Wikipedia: 
“O termo grego antigo πυρρός, translit. purrós ("cor de fogo") deu origem à palavra latina burrus ("marrom avermelhado"), da qual se originou, em latim vulgar, o termo bura(m), que designa um pano grosseiro de lã de cor marrom avermelhado, que, em francês, era chamado burel. Esse tecido (geralmente pardo, marrom ou preto), usado para confeccionar a vestimenta dos monges e penitentes, era também empregado para forrar a superfície sobre o qual se faziam contas e passou a designar a própria mesa de trabalho. O termo acabou por se estender às escrivaninhas das repartições públicas. Daí deriva a palavra bureau, que inicialmente se referia às mesas de trabalho cobertas com esse tecido e, posteriormente, por sinédoque, passou a designar todo o escritório.
A um negociante e funcionário do governo francês do século XVIII, Jacques Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay (1712-1759, economista), atribui-se a criação do termo bureaucratie, por volta de 1740. O termo se aplicava a todas as repartições públicas e tinha um sentido bem crítico e irônico. Embora Gournay não tenha deixado registro escrito da palavra, isso foi feito em uma carta de seu contemporâneo, o enciclopedista Barão von Grimm:
"O falecido M. de Gournay (...) costumava dizer: Temos […] uma doença que faz muitos estragos; essa doença se chama buromania. Às vezes ele se referia a isso como uma quarta ou quinta forma de governo, com o nome de burocracia."
Assim, "burocracia" é um termo híbrido, composto pelo francês, bureau (escritório) e pelo grego, krátos (poder ou regra), significando uma forma de dominação exercida por funcionários de escritórios.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário