Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

As escolhas fazem a diferença

Muitos criticam aqueles que não acreditam no destino, mas sim na força das escolhas individuais. Pois eu acredito nas escolhas, talvez por ser aquariano, mas pensar assim já seria uma contradição. E o que não é hoje em dia?
Pois vamos a um caso simples.
Lá estava eu, saindo do trabalho em direção a minha casa. O próximo ônibus sairia em apenas 1 hora, então resolvi (escolhi) que queria comer. Porque não um crepe? Pensei. Tem um bem ao lado do meu serviço e assim passaria o tempo. Bem quando passava pelo crepe decidi (escolhi), que seria melhor comer um cachorro quente, já que tem um no caminho da parada de ônibus. Andei mais dois metros e lembrei que há dias queria ir ao mercado comprar alguns enlatados. Decidi (escolhi) então ir no mercado e comprar algo para comer lá dentro. Fiz isso. Fiz minhas compras. E na hora que saia do mercado ainda faltava 45 minutos para o ônibus chegar.
Então esperei o ônibus e fui embora!
Não!
Na hora que eu saia do mercado vejo um amigo e resolvi (escolhi) ir cumprimentá-lo. Naquela noite meu amigo me deu carona até em casa!
Coincidência? Destino? Ou simples escolhas?
Não sei ao certo, mas sei que se eu tivesse mudado uma só de minhas escolhas seria tudo diferente. Poderia até ter encontrado dinheiro no chão enquanto comia cachorro quente.
Não sei o que aconteceria. Mas sei que as minhas escolhas levaram a isso.
Minhas escolhas!
E sempre vai ser assim..

4 comentários:

  1. Concordo com você, a vida é feita de escolhas..
    Mas acho que algumas coisa acontecem sem serem escolhas nossas, coisas inevitaveis..
    mas a maioria é nossa decisão...
    Gostei do seu ponto de vista...
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. Oi... adorei o texto, muito bem escrito, aliás, como tudo o que acompanho neste blog... parabéns a todos que escrevem aqui! =D
    Bom, mas também quero discordar parcialmente do que o texto expôs... concordo, a vida é feita de escolhas. Você escolhe aonde vai, como vai, com quem vai. Você escolhe com quem vai casar, que profissão vai exercer (será) ou se vai comprar aquela bolsa linda (que custa uma pequena fortuna... rsrs...) na loja da esquina da catedral. Mas você não escolhe por quem vai se apaixonar, ou se vai amar todos os dias o seu trabalho ou se será assaltado na esquina da lagoa (e os assaltantes vão levar o quê? A sua bolsa novinha). E mais, ninguém escolhe quando morrer, nem o suicida, que pode cometer um erro e sobreviver ao próprio atentado.
    Pate significativa é feita de escolhas, mas há outra parte que (felizmente!) uma força maior rege. Isso é bom, faz com que a vida não seja um simples planejamento, mas algo inesquecível e imprevisível.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, obrigado pelo comentário. Sinceramente, discordo, mas lá no fundo concordo com cada palavra sua. Mas como a vida é feita de escolhas eu escolhi acreditar nas escolhas, mas não é por isso ignoro esta força que nós rege. Pelo contrário, a respeito e muito.
    Não acredito em um simples planejamento, a vida é mais do que isso e tudo isso é confuso de mais para entendermos.

    abrçs

    ResponderExcluir
  4. Gostei de sua abordagem sobre nossas escolhas e compactuo com sua tese. Desde o levantar ao deitar fazemos escolhas: levanto ou espero mais um pouquinho e chego na faculdade atrasada? Tomo café ou fico com dor de cabeça na aula até o intervalo? Aceito conhecer este ou aquele fulano? Aceito-o de volta ou sigo em frente? Encontrei este blog e gostei desse post, deixo um comentário ou não?rsrsr. Enfim, cada escolha uma consequência, que no fundo a gente sabe qual será...
    E ainda acredito em destino que será o fim, aquele alcançado lá na frente, inimaginável e que está lá, esperando por nós e torcendo para que façamos as melhores escolhas!
    Bju

    ResponderExcluir