Páginas

sábado, 6 de março de 2010

Viva Che, mesmo em desacordo com ele

Sempre achei Che Guevara um grande homem, um exemplo. Afinal de contas ele é um mártir. Mas vendo e lendo sua bibliografia vejo que já não me identifico muito com ele. Na verdade, ele defendeu algumas ideias contrárias visto as que acredito.


Não, não sou um capitalista. Na verdade, nem socialista ou comunista. Acredito que chegaremos em algum momento a um nível de desenvolvimento social que este simplesmente se chamará Futuro.


Aqui entra o que para mim era um defeito em Che. Para ele a revolução, a mudança só aconteceria através do “pegar em armas”, de batalhas e guerras. Defendo e sempre defenderei o não “pegar em armas”, pois se queremos chegar a este Futuro e, ainda mais, se queremos que este Futuro seja um lugar de paz e igualdade, não é com guerras, violência, morte e opressão que chegaremos lá.


Acredito na revolução da palavra.


Uma palavra tem mil vezes mais poder que um bala. Alguns durante toda a história de nossa humanidade já perceberam isso e movimentaram multidões. Jesus foi um caso e, porque não citar [talvez pela maneira que ele usou este poder], Hitler, também.


Só conseguiremos criar um Futuro, uma sociedade justa, civilizada e em paz se agirmos com justiça, civilização e paz no presente. O futuro é construído a partir do que fazemos no presente e jamais poderemos esquecer disso.


Finalizando: Viva Che, pois apesar de não concodar neste ponto com ele, não podemos discordar da importante figura que ele representou. Sua ideias ultrapassaram fronteiras. Quem diria que um médico Argentino seria fundamental na revolução de Cuba, iria apoiar revoluções no Congo, na Guatemala e porque não em toda a América Latina e por fim, morrer na Bolívia, sem jamais ter abandonado seus ideais.

6 comentários:

  1. Desculpe caro amigo, mas discordo de vc.
    Che defendia sim o pegar as armas como vc disse apenas no ultimo caso, varias biografias colocam ele como guirrilheiro mas nao é verdade ele era revolucionarios, mas aderiu ao exercito por achar q esse era o unico jeito na epoca. E como saber que realmente nao era a unica forma ???

    excelente o blog

    ps: Viva Che e concordando com ele.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente Gui, vlw por sempre passar aqui.
    Mas ainda creio que haveria outras formas.
    Há varias citações dele que ele poem que não haveria outra forma e q pegava em armas por isso.
    Mas insisto em pensar que haveria outras maneiras.
    Tanto que a unica revolução armada q deu certo foi Cuba.
    mas, ficamos cada um com sua opinião, kkkkk

    ResponderExcluir
  3. um tanto equivocado...

    cuidado, escrever bonito, sem contextualizacao.... é um crime....

    ResponderExcluir
  4. Davi meu brother, também sou contra o uso das arma, a conversa é sempre a melhor saida, mas em certos momentos apenas falar se torna impossivel nao concorda???

    Uma atitude mais energica acaba sendo a unica saida, e Che sempre tento primeiro conversar ...lembre de sua viajem pela america como ele sempre ajudou as pessoas por onde passou ...

    Porem a situação cubana da epoca era algo que conversar nao daria resultado.

    flw

    ResponderExcluir
  5. Um homem que marcou a história, que é um grande exemplo!

    Parabéns pelo blog. =*

    ResponderExcluir