Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Viva as crianças!

Sou jornalista e tenho que confessar, trinco meus dentes de raiva quando leio, ouço ou vejo meus colegas de profissão voltarem a falar da redução da maioridade penal. As pessoas não se tocam? Ou será que não conseguem enxergam além de grades e quatro paredes?

A redução não é a solução. Logo, crianças de 10 anos estarão cometendo crimes. Então teremos que reduzi-la novamente. Até quando?

A solução está em políticas públicas. Saí até mais barato investir em educação, oficinas, projetos sociais do que manter um efetivo que prenda nosso colegas cidadãos. Do que construir presídios! Aonde afinal vocês pensam que vão os presos? Não temos nem capacidade atual para todos. Imaginem se reduzisse a maioridade. E ainda, colocaríamos crianças de 15, 17, 13 anos com criminosos de 45, gênios da criminalidade. Afinal, queremos acabar com a violência ou aumentá-la?

Pensem! O que sai mais barato? Investir em políticas públicas para acabar com a marginalidade de nossas crianças? Ou investir em segurança pública e deixar que criminosos eduquem essas crianças?

Eu não entendo nem porque querem levantar este debate novamente. Pensei que tinha ficado claro.

Violência gerá violência.

Sabemos há muito tempo que a única maneira de acabar com a marginalidade é com a educação.

Só assim nossas crianças poderão se tornar nosso Futuro!

Um comentário:

  1. É uma situação bem complicada, muitas crianças não tiveram alguém que lhe mostrasse o que era certo ou errado. Alguém que lhe ensinasse o o caminho correto... Infelizmente muitas delas acabam encontrando o caminho do crime, e ai já viu né

    ResponderExcluir