Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Trem da Vida

Todos a bordo! Parece até que posso ver um homem vestido de branco e uma luz forte ao seu lado berrando esta frase. Mas não teria como lembrar disso e somente se o médico que fez o parto da minha mãe fosse muito louco gritaria esta frase. Mas então porque associo a cena? Pois gosto de imaginar a vida como um trem, em que entramos e saímos nas estações. Não veja o sair como algo doloroso e cruel. Vida e morte andam juntas. Sempre.
Mas esse trem é maior que apenas estações, ele tem inúmero vagões e nós escolhemos em qual queremos estar. É claro que quando entramos no trem vamos para determinado vagão, mas com o caminhar da vida e do trem, podemos escolher outros vagões. Devemos. No trem, nenhum momento é igual a outro, por isso é impossível ficar sempre no mesmo vagão, mas constantemente voltamos para matar a saudade. Isso é permitido no trem da vida. Na verdade, tudo é permitido. Até invadir vagões que não somos convidados, estragar acentos dos vagões de nossos amigos, entre muitas outras coisas.
Quem guia esse trem? Ninguém nunca viu, mas sabemos que ele está lá na frente. Alguns dizem que quando descemos do trem podemos vê-lo. Ainda não posso afirmar isso, vou esperar para quando eu descer. Que, aliás, é algo misterioso, pois ninguém sabe o que acontece com as pessoas que descem. Muitos criam várias teorias, mas eu gosto de pensar que será uma surpresa, e boa.
Há pessoas que tentam descer do trem antes da hora, mas isso não é permitido. Chamamos essas pessoas de insanas e separamos um vagão para elas. O vagão da insanidade. Sim os vagões têm nomes. Normalmente leva o nome do que tem nele. Às vezes é um vagão tão particular que só o dono sabe seu dono. Tenho alguns desses. Na verdade não são meus, mas com a possibilidade de serem. Não dou um nome específico a eles. Chamo-os apenas de Futuro.
A mudança de vagão para vagão é constante. Em alguns momentos moramos em vários vagões ao mesmo tempo. Atualmente eu moro no vagão Família, Amigos, Profissão, Faculdade e Lazer. De vez em quando passeio por outros vagões como o Relacionamento, Viagem e Festa, entre outros. Nessas mudanças constantes é comum termos que tomar decisões difíceis. Não é tão simples mudar de vagão. Eu por exemplo terei que decidir em breve entre os vagões Família, Profissão 1, 2 e 3, Relacionamento e Amigos. Não poderei ficar com todos.
Todos já estamos a bordo e não há como sair desse trem. Quando perdemos um vagão ou um assento, não podemos esquecer-nos do resto do trem, um trem enorme, que desde o embarque até a descida não somos capazes de conhecer por inteiro. Nesse trem há muitos vagões a se escolher mas só um caminho a seguir. Ir em frente. E que o maquinista nos guie com sabedoria.
A vida em um trem, o trem da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário